segunda-feira, 7 de setembro de 2009

É.. ..parece que foi ontem que eu estava entrando na faculdade.. ..como o tempo voa.. e hoje estou aqui, já no "temeroso" TCC!!!!

Bom,este blog foi criado com o objetivo de relatar todo o processo de desenvolvimento do meu TCC, falando um pouco de cada etapa de execução, as dificuldades, os erros, os ajustes, enfim, tem como intuito, montar um, digamos,"diário de TCC".

..Aiai.. ..vai ser uma longa e desgastante caminhada mas,vamos que vamos!Força total!!

1º Look: Devota& Lomba

Processo de desenvolvimento:

Iniciei o desenvolvimento do 1º look com o estudo e a construção dos origamis,num primeiro momento em pap
el.


Depois de resolvida a parte dos origamis, parti para a modelagem. Optei pela técnica da moulage. Antes de iniciá-la, fiz várias observações quanto a silhueta, volume, estrutura,enfim,uma análise de cada detalhe da peça para que assim pudesse partir para a construção da roupa. Início pela saia.

Saia "finalizada", porém, depois de observar novamente, notei algumas incoerências quanto ao posicionamento das pregas das costas e volume das laterais. A partir disso, realizei algumas correções, iniciando novamente o estudo.

Finalizado a saia, dei início a moulage da parte de cima do vestido. Foi realizado um estudo dos volumes, tanto da frente,como das costas. Ambos no fio reto.
Finalizada a moulage, iniciei o estudo das dobraduras. Um estudo em papel já havia sido realizado, mas agora, a partir dele prossegui com o “teste” em tecido.


Finalizada as dobraduras e a moulage do decote das costas,notei uma incoerência em relação ao desenho da cava e do decote, ambas desproporcionais ao modelo, com isso, realizei ajustes nesses pontos.
Ao analisar o modelo novamente antes de iniciar o equilíbrio da moulage, percebi que a alça do pescoço era mais larga e com alguns franzidos, espécie de pregas. A partir daí, mais um ajuste foi realizado.Moulage terminada,iniciei o equilíbrio da peça.

Corte da parte de cima e das dobraduras da peça piloto. Início da costura.

Antes de cortar a saia,houve a necessidade de refazê-la, pois havia uma incoerência quanto ao volume, mais especificamente dizendo, pela falta de volume. De início pensei em um saiote de tule, porém antes de optar por este “recurso”,realizei um melhor manuseio das pregas. Depois de melhor trabalhadas, consegui o volume que até então estava praticamente ausente.


Saia antes,sem vo
Com a moulage da saia finalizada, parti para “sua limpeza”, para que assim pudesse ser cortada sua piloto. Processo esse realizado tanto na parte da frente, quanto na parte traseira da peça. Costura da piloto.


Apesar da piloto pronta,conversando com as orientadoras, elas viram a necessidade de alterar as costas do look, pois seria mais “coerente” deixá-la mais justa ao corpo, sem pregas e folga, pois poderia futuramente ser considerada um erro de modelagem. Outro ponto foi o caimento de um dos lados da saia que não estava muito bom. A partir disso,descosturei a peça para que fossem feitos os ajustes. Aproveitando, alterei também o volume lateral da saia. Costura da peça.


Finalização da costura da peça piloto. Acabamentos de barra e aplicações das dobraduras com pontos a mão.



Piloto pronta para prova-Frent


Detalhe dos origamis

Costas


1ª Prova de roupa. Início das correções.

- Subir a lateral e as costas,mais ou menos 5cm.





-Arrumar pregas das costas.

-Refazer o volume das laterais.



Depois de feito os ajustes,cortei uma nova peça e agora esperar pela 2ª prova de roupa...

Look 1 Aprovado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário