sexta-feira, 2 de outubro de 2009

3º Look: Devota & Lomba



Processo de desenvolvimento...

Este look em particular me deixou um pouco na dúvida de qual seria a melhor maneira de fazê-lo,ou mais especificamente dizendo,se optaria por moulage ou modelagem plana.

Porém,antes da escolha,realizei um estudo no qual analisei desde volumes,presença de pregas ou franzidos(Deixando já tudo marcado como "guia" na hora da modelagem),fechamentos,aberturas,enfim,fiz uma análise pensando na roupa como um todo,ou seja,seus detalhes e como seria a melhor maneira de construí-la.

Após analisar bem o modelo,decidi que a técnica da moulage seria mais eficaz nas regiões das pregas e franzidos,porém optei também pela plana,pois achei que facilitaria para dar um volume de evasê que ela pede.

Fitilhei o busto marcando todos os pontos importantes como recortes,alturas,larguras,etc... deixando pronto para iniciar a moulage. Porém antes de começar,fiz a camada do meio do vestido(que vai em outra cor) através da modelagem plana.


OBS:Como ao meu ver esse vestido possui três camadas,sendo uma a camada externa da peça(com as pregas e franzidos),a outra que vai em outra cor e o forro,decidi acrescentar um recorte um pouco abaixo da linha delimitada do desenho do busto para que a parte externa e a camada do meio fossem embutidas neste ponto,pois em seguida,a parte das dobraduras juntamente com o forro daria o acabamento dessa parte e não teria um acúmulo de tecido muito grande nessa região.

Continuando,iniciei o estudo do lado esquerdo da peça,num primeiro momento só para encontrar fundo de prega,posicionamento das pregas,os franzidos,etc.



Em seguida,cortei outra tela e iniciei a moulage "definitiva".


Terminado o lado esquerdo,parti para o direito. Foi bastante complicado chegar no resultado,pois como há uma abertura entre elas,não conseguia encontrar a melhor maneira do tecido assentar(pela presença da camada do meio que acaba dando um certo volume).Depois de muito refazer,comecei a observar outras imagens desse modelo e notei que há uma prega nessa camada do meio,permitindo chegar no resultado em questão.

E pra finalizar,comecei a modelar as dobraduras.

De início achei que fossem todos recortes,então esbocei o desenho das formas e, em seguida separei todas as partes como se fossem "meros recortes".

Porém depois de muito observar,cheguei a conclusão de que estava errado o modo que eu tinha feito.Que na verdade,essas "aplicações" não são formadas por tantos recortes como tinha pensado.Existe sim um primeiro recorte,porém depois vem uma camada inteira que pega desse recorte até o lado oposto e por fim uma dobradura sobreposta a essa camada,deixando muito mais "coerente" e "limpa" a resolução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário